EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

A COOPERSUBA é parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, como entidade cadastrada de nº 329, Secretaria da Agricultura Familiar – SAF e Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – DATER

www.mda.gov.br



Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional –  http://www.car.ba.gov.br/

FOCO: COMBATE À POBREZA, INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA, QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE.

MISSÃO: PROMOVER O DESENVOLVIMENTO REGIONAL POR MEIO DA INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA, CONTRIBUINDO PARA O COMBATE À POBREZA.

VISÃO: EMPRESA PÚBLICA DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA E EFETIVIDADE DAS AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E VALORIZAÇÃO HUMANA.

Com a missão de promover o desenvolvimento regional por meio da inclusão socioprodutiva, o Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR,  vem se empenhando fortemente no combate à pobreza em comunidades rurais, priorizando o fortalecimento da agricultura familiar, economia solidária, comercialização, territorialização, segurança hídrica, convivência com a seca, e o gerenciamento sustentável do meio ambiente.

A CAR tem apostado nas potencialidades regionais, incentivado associações e cooperativas que investem em atividades e produtos capazes de gerar efetivamente emprego e renda, e estimula o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas, tais como a apicultura, caprinocultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, a produção de chocolate e o beneficiamento de leite.

Para garantir o êxito de suas ações, a CAR firma contratos com organismos financeiros internacionais, realiza parcerias com o Governo Federal, através de contratos de repasse, celebra convênios e termos de cooperação técnica com secretarias estaduais, além de executar emendas parlamentares.

Gerar mais oportunidade para as comunidades faz parte do nosso projeto.

Com o objetivo de cumprir a sua missão, a CAR desenvolveu programas e projetos próprios, tais como Produzir, Gente de Valor, Mata Branca e Quilombolas. A empresa executa esses programas e projetos por meio de financiamento ou doações de organismos internacionais e de recursos do Governo do Estado. Para atender às demandas das comunidades, a CAR firma convênios e contratos com associações comunitárias e cooperativas, supervisiona a aplicação dos recursos e capacita os usuários na gestão e operação dos empreendimentos.

A CAR também realiza ações dos programas Água para Todos e Vida Melhor, ambos do Governo da Bahia.

Em 1976, a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – criou o CPATSA – Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-árido. O órgão tem como missão fomentar o desenvolvimento sustentável do agronegócio nas áreas mais atingidas pela seca, por meio da geração, adaptação e transferência de tecnologias.

A EMBRAPA-CPATSA conta com uma equipe de profissionais formada por pesquisadores e pessoal de apoio técnico e administrativo. Para a condução das pesquisas, existem quatro campos experimentais que desenvolvem suas ações através de parcerias com universidades, instituições de pesquisa e desenvolvimento, organizações não governamentais e empresas privadas. O Centro conta, ainda, com laboratórios para análise de solos, água e plantas, de nutrição animal e áreas afins.

Contribuindo para a permanência dos trabalhadores no campo e para o aumento da renda das famílias, a EMBRAPA-CPATSA tem se preocupado em adaptar as tecnologias à realidade do semi-árido, destacando as técnicas de manejo de solo e água. Através da FUNDER – Fundação de Desenvolvimento Regional, a EMBRAPA-CPATSA está ligada à COOPERSUBA. Com um convênio firmado em 2003, os Engenheiros Agrônomos eTécnicos Agrícolas da Cooperativa atuam em ações do Projeto Gavião.

AECOFABA – Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia – é uma entidade sem fins lucrativos, localizada em Riacho de Santana, município da região Sudoeste da Bahia. Desde 1979, a AECOFABA atua na área educacional, prioritariamente com jovens da zona rural. O objetivo é fortalecer e incentivar a agricultura familiar em todo o estado, despertando e formando lideranças.

Os técnicos da Associação prestam assessoria às EFAs – Escolas de Famílias Agrícolas – nos aspectos pedagógicos, técnicos e administrativos. Ao todo, são 25 EFAs, em 24 municípios baianos, sendo 23 do ensino fundamental e duas com ensino médio e educação profissionalizante na área de Agropecuária. Cada EFA é autônoma e tem uma associação própria que responde jurídica e administrativamente. As associações são constituídas por pais de alunos e pessoas da comunidade, e têm como função ajudar a gerir a escola, zelando pelo seu bom funcionamento e buscando apoio para mantê-la.

Além de trabalhar com as EFAs, a AECOFABA é responsável pela execução do Pró-Gavião no sudoeste baiano. Em busca de uma equipe qualificada, a Associação firmou convênio com a COOPERSUBA e, desde 1997, os profissionais que atuam nas diversas áreas do Projeto são disponibilizados pela Cooperativa.

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies e aceita nossas Politicas de Privacidade.