O presidente das Cooperativas de Trabalho da Região Sudoeste da Bahia (Coopersuba), Luciano Pinho participou da 1ª. Feira Estadual da Agricultura Familiar, nos dias 01 e 02 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador, promovida pela Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES Bahia), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além dos bancos do Brasil (BB) e do Nordeste (BNB), o Sebrae, entre outros.
Cerca de 600 agricultores familiares expuseram mais de 165 produtos de 80 empreendimentos da agricultura familiar. Durante a feira foram realizados múltiplos eventos voltados ao segmento e relacionados às ações direcionadas à agroecologia, prestação de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, Encontro Nacional das Cooperativas filiadas à UNICAFES, avaliação de desempenho e prospecção para 2011 do PAA e do PNAE, a inserção dos jovens no mercado (Programa Trilha), Jornada Estadual das Bases de Serviços de Apoio à Comercialização, assim como reunião dos gerentes regionais da EBDA, Oficina de acesso a mercados para Quilombolas e Indígenas, entre outros.
Segundo Luciano Pinho, presidente da Coopersuba – filiada à UNICAFES Bahia e a Central Nacional das Cooperativas de Assistência Técnica e Extensão Rural – CENATER, a Feira reforça a atuação dos empreendimentos em fortalecer a agricultura familiar na Bahia. “A Feira apresenta o grande salto que a agricultura familiar vem dando, não só na melhoria da qualidade de seus produtos, mas na participação ativa nos debates das políticas públicas do Estado”, avalia.
Para o superintendente da Suaf, Wilson Dias, a Feira da Agricultura Familiar é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre os produtos de qualidade que saem do campo e na realização de bons negócios. “O espaço propiciará degustação e venda de produtos, além da realização de rodadas de negócios específicas com diretores de escolas públicas visando aquisições para a merenda escolar, favorecendo ainda o intercâmbio entre agricultores expositores e técnicos da área, além de outras formas de negócios com os produtos expostos na feira”, descreveu. A iniciativa é em cumprimento Lei 11947, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que fixa em 30% a aquisição de produtos oriundos do segmento.
De acordo com o presidente da UNICAFES Bahia, Urbano Carvalho, a Feira da Agricultura Familiar objetiva a exposição da diversidade do que é produzido no Estado e o alimento de qualidade nas mãos do consumidor baiano. “Devemos sempre focar nossos esforços no trabalho de apoio a comercialização dos produtos da agricultura familiar, fortalecendo as iniciativas dos governos federal e estadual ”, disse Urbano Carvalho.
Leive Almeida – Assessoria de Comunicação – Tel (75) 9109 3361